terça-feira, 12 de abril de 2011

O ser humano

 O ser humano é um ser finito em busca do infinito. È um ser que incansavelmente observa, interroga e reage. Nada seria possível ao homem sem o seu poderoso cérebro, muito mais infinito que o próprio homem, muito mais obscuro do que este.
 O ser humano rege-se, na maioria das vezes, por comparações. Quando comparado a um animal, por exemplo uma formiga, o homem sente-se superior, mais inteligente, mais interessante, mais forte...mais forte? Algumas espécies de formigas conseguem transportar até 50 vezes o seu peso. Todavía o ser humano continua a considerar-se o máximo. Mas claro, isto dentro do seu mundo, da sua mente. Tudo está dentro da nossa cabeça e o homem só vê o que seus olhos realmente querem enxergar.
 Ao longo dos anos, nos deparamos com destruição, desmatamento, violência. E tudo isto é fruto da humanidade, da sua ambição, seu desejo por poder e por superioridade.
 Porém o homem quando se depara com situações de impotência como a perda de um ente querido, de uma doença incurável ou de uma exclusão econômica e social, percebe que não é tão poderoso assim, ou tão auto-suficiente quanto pensava. Tendo a real consciência de que apenas faz parte de um processo chamado natureza. Deixando claro que a colaboração do homem no processo de evolução é fundamental, mas não única. Como já citava o Marquês de Maricá, político carioca do séc. XIII:
" Unir  para desunir, fazer para desfazer, edificar para demolir, viver para morrer, eis aqui a sorte e condição da natureza humana ".

3 comentários:

  1. site llgll PARABÉNS!!
    se estao procurando diversão acesse o
    http://itudobigtimerush.blogspot.com
    e o
    http://itudovictorius.blogspot.com
    são óóóótimos!!

    ResponderExcluir
  2. vão se divertir bastante nos sites garantoo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. Gostei. Tudo está mesmo na mente do ser humano. Tanto sua fraqueza, quanto sua força.

    ResponderExcluir